quinta-feira

Confusão em Paris

Segundo, notícias de vários meios de comunicação social (ver aqui, ou aqui, ou aqui se não souber inglês) que não têm, por cá, transparecido para o grande público, vá lá saber-se porquê!!!! , o pessoal nos subúrbios de Paris tem, por lá, andado à pancada com a polícia, incendiando carros, gerando um grande nível de violência...

Parece que tudo isto é causado por jovens "imigrantes" africanos, que se revoltaram por Bouna Traore de 15 e Zyed Benna de 17 anos terem morrido electrocutados numa sub-estação de transformação eléctrica, onde se tinham escondido por fugirem à polícia.
Este estado de coisas já dura há uma semana e decorre com o centro no departamento de Seine-Saint-Denis (93), tendo se estendido aos de Val-d'Oise (95), Seine-et-Marne (77), Hauts-de-Seine (92) e Yvelines (78).
Qualquer um destes números está bem presente em todo o país nas matrículas amarelas dos carros dos emigrantes que vêm a Portugal de férias no Verão, por isso não sou capaz de entender a pouca importância que a comunicação social portuguesa está a dar ao assunto, uma vez que estes confrontos se registam nas regiões de França onde há mais portugueses...
Fontes: BBC, DN, TSF e TLFQ, via Indymédia
foto: BBC

2 Comments:

Blogger Dinis CorteReal said...

Caro A.H Neves,

embora seja um tanto ou quanto insuficiente, honra seja dada a SIC que tem estado em cima dos acontecimentos. Nos últimos dois ou três dias representantes do consulado e da embaixada têm-se desdobrado em entrevistas. O canal de carnaxide inclusivé recolheu várias declarações de alguns portugueses na zonas quentes do confronto. Estranho é o Ministro dos Negócios estrangeiros não ter ainda tomado uma posição clara relação aos acontecimentos nos arredores de Paris.

Fica no entanto a comparação, Damaia e Amadora são "brincadeira de meninos" quando olhamos para esta situação...

18:09  
Blogger Elvira said...

Quando parti de França, 6 anos atrás, a situação já estava assim. Só que estas coisas raramente duravam mais de 2 dias. Agora, parece que o Governo está totalmente impotente para enfrentar a situação. Não percebo.

20:17  

Enviar um comentário

<< Home