quinta-feira

5 bófias e 2 carros patrulha vs. 1 homem: 0 -1

imagem: indymédia croácia
Na noite de ontem, passou-se uma situação caricata na cidade de Coimbra. Após as 2 da manhã, chegou um carro patrulha para dispersar um grupo de 30/40 pessoas que conviviam na rua depois do encerramento dos bares que, eventualmente, fazia barulho(?!), sendo seguido por um outro que chegou entretanto.
As pessoas começaram a deslocar-se para outros lados, até que ficaram cerca de 10 pessoas que não faziam barulho nenhum. A polícia insiste, chegando os carros para cima das pessoas que acabaram por ir embora, ficando apenas 2 jovens sentados a conversar na soleira de uma porta. A polícia toma uma atitude de perfeita provocação e confrontação, apertando os jovens com os respectivos carros patrulha. Passam-se alguns minutos (20, talvez) nisto, uma moradora idosa vai à janela, manisfestar o seu desagrado pelo barulho dos motores e do fumo que lhe estava a entrar em casa, aglomeram-se pessoas para ver o que se passava, e ninguém desmobilizava, nem os 5 bófias, nem um dos jovens, uma vez que o outro se levantou. Mais uns 15 minutos até que a polícia acaba por desmobilizar, deixando o homem na soleira da porta.

Este tipo de atitudes, provocatórias, de confrontação, de desrepeito pelos cidadãos, demonstra claramente que conceitos como policiamento de proximidade, respeito pelo cidadão são completamente alheios à polícia portuguesa. Por outro lado, este tipo de comportamentos contribui negativamente para a imagem que os cidadãos tem da polícia que acaba por ser alvo de gozo. Não seria mais fácil que a polícia dispersasse as pessoas com um carro patrulha em boa-fé, falando com as elas, tendo uma atitude digna? Ou será melhor com a ramona dos robocops XPTO, armários armados em parvos, bando de hooligans treinados para bater nos outros hooligans do euro 2004 que certamente não sabem falar, porque nunca ninguém os viu a falar, mas toda a gente já os viu a bater.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

era apanhálos... gatunos, terroristas, enfim, toda essa gente má. epah, ia-me esquecendo dos corruptos.

20:43  

Enviar um comentário

<< Home